Em sua coluna no JOTA, nossa sócia Ana Frazão se baseia no livro “Technofeudalism: what killed capitalism”, de Yanis Varoufakis, para abordar a tese de que vivemos hoje em um tecnofeudalismo que substituiu o capitalismo tradicional.
Varoufakis argumenta que os dois pilares do capitalismo – lucros e mercados – não mais governam nossas economias, dominadas agora pelas big techs e sua capacidade de monopolizar atenção, modificar comportamentos e transformar usuários em “servos digitais”, que criam conteúdos gratuitamente para elas. Em sua teoria, a “atenção” é para as big techs o que a “terra” era para os senhores feudais.
Embora reconheça limitações na tese de Varoufakis, Ana considera a analogia útil para entender transformações atuais que exigem novas abordagens regulatórias, como o Digital Markets Act, para manter a funcionalidade do regime de mercado diante de formas de poder até então nunca vistas.
Leia na íntegra: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/constituicao-empresa-e-mercado/vivemos-hoje-em-um-tecnofeudalismo