Em seu novo artigo “As redes sociais estão comprometendo a eficiência dos mercados?”, publicado no JOTA, nossa sócia Ana Frazão discute os efeitos da influência digital sobre a racionalidade e previsibilidade dos mercados.
A partir da hipótese dos mercados menos eficientes, proposta por Clifford Asness, Ana reflete sobre como a lógica das redes sociais, marcada pelo excesso de informações, acaba sendo amplificadora muito mais de ruídos do que de informações fidedignas, facilitando a criação de bolhas e outros problemas que desestabilizam os mercados de capitais.
“Nesse contexto, a assimetria informacional, muito mais do que uma falha de mercado, pode ser vista como uma característica estrutural de uma sociedade que concentra nas redes sociais o seu fluxo informacional. Além disso, há que se considerar o fato de que o maior problema da atualidade não é nem propriamente a assimetria informacional, mas sim a manipulação dolosa da informação por diversos expedientes”, diz ela.
Leia o artigo na íntegra: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/constituicao-empresa-e-mercado/as-redes-sociais-estao-comprometendo-a-eficiencia-dos-mercados